Desenvolva suas Soft Skills
e alavanque sua Carreira
Soft Skills
Para além da experiência profissional e dos requisitos técnicos (Hard Skills) para se ocupar uma posição no mercado de trabalho, existem as competências comportamentais, chamadas de Soft Skills, que são altamente desejáveis e algumas delas essenciais para determinados cargos, áreas e tipos de empresas. Então, é importante desenvolver as Soft Skills e Hard Skills em conjunto.
Sabe-se, pelos relatos da área de RH das empresas que a maioria dos profissionais são contratados pela expertise técnico e grande parte demitidos por questões comportamentais. Por isso, hoje em dia se pratica muito a seleção por competências, principalmente nas entrevistas, para tentar acertar nas escolhas dos profissionais.
Gosto de dizer que as Soft Skills são competências importantes para os múltiplos aspectos da vida de um ser humano. A psicologia nos traz a dimensão biopsicossocial do ser humano, lembrando que devemos enxergar as pessoas de maneira abrangente (holística).
Não há situação em que não possamos perceber essas competências sendo expostas na prática.
Skills Comportamentais ou Socioemocionais
As Soft Skills, ditas competências socioemocionais, são fator primordial em nossa adaptação à rotina profissional e que ocupa um grande tempo de nossas vidas. Ter inteligência emocional, por exemplo, é algo de suma importância, principalmente nesse período conturbado que vivemos atualmente.
Como seres humanos, não escapamos da necessidade imperiosa de desenvolver nossas habilidades e virtudes. Por isso, decidi falar um pouco sobre as Soft Skills.
Conceitos como interdependência, sinergia, comunicação, criatividade, equilíbrio, flexibilidade, proatividade, capacidade crítica e autonomia, no meu ponto de vista, são exemplos de soft skills fundamentais para nosso aprimoramento enquanto indivíduos.
E todas essas competências, de certa maneira estão interligadas umas às outras. Falarei sobre cada uma das Soft Skills separadamente em artigos futuros. O entendimento claro sobre as nossas competências e as dos outros é vital para que possamos “vender melhor o nosso peixe”.
Autoavaliação
Fazer uma pausa no nosso quotidiano atribulado pode ser a “válvula de escape” para mergulharmos na nossa intimidade em busca das virtudes que nos fazem singulares, além de mapear as competências que utilizamos sem nos darmos conta disso. Saber que temos uma “caixa de ferramentas” ao nosso alcance pode ser o fator decisivo para exploramos nosso potencial de desenvolvimento.
A Seguir, deixo como exemplo uma lista de soft skills mais valorizadas pelo mercado de trabalho. Trago uma adaptação para nosso público TECH, mas certamente elas servirão para quaisquer áreas:
Competências
Comunicação e Negociação
Grande parte da nossa comunicação é não-verbal (body language), ou seja, como falamos, gesticulamos, nossas expressões faciais, vitalidade, energia etc. Segue aqui o link do resumo de um livro chamado O corpo fala, que ilustra bem a questão da linguagem não-verbal.
Outra parte um pouco menor, mas muito importante é saber ser claro, coerente e objetivo ao transmitir nossas ideias.
Podemos considerar também o ritmo, o encadeamento e a concatenação, além da adaptação ao interlocutor, entre outros aspectos. E eu não poderia deixar de falar sobre saber ouvir, pois não só devemos ser compreendidos, mas também devemos garantir que soubemos entender o que os outros nos dizem por consideração e respeito.
A negociação é, por sua vez, uma ferramenta que todos utilizamos no dia a dia, embora alguns digam que não são bons nisso. Mas nós precisamos negociar ao ir ao mercado, no trabalho, em casa, com os pais, com os parceiros. Ninguém escapa disso! A negociação envolve o ganha-ganha, saber argumentar, ser convincente, agir com persuasão, ser mediador dos interesses, ter assertividade.
Todo mundo deve conhecer alguém que é muito bom nesse quesito e podemos aprender muito com eles.
Resolução de Problemas e Criatividade
Entendo essas competências como parceiras, pois ser criativo é a capacidade de implementar soluções, resolver problemas e fazer melhor e mais rápido. Alguns teóricos separam a criatividade da inovação, para dizer que a inovação seria encontrar alternativas inéditas, mirabolantes ou diferentes.
A criatividade pode ser entendida pelo acrônimo KISS (keep it simple stupid), para significar uma forma fácil, prática, simples, objetiva e viável para resolver as situações. E podemos resolver problemas velhos com soluções novas ou problemas novos com soluções antigas.
Podemos ter vários insights sobre esse tema no livro escrito em participação com o Daniel Goleman que se chama Espírito Criativo.
A tecnologia também pode nos ajudar em muito a encontrar soluções para nossos problemas.
Inteligência Emocional e Resiliência
A resiliência por sua vez está muito ligada ao conceito de inteligência emocional proposto e disseminado pelo Daniel Goleman. É talvez uma das principais competências para lidar com os desafios do quotidiano e cada vez mais exigida nesses tempos em que vivemos.
Não adianta ser uma pessoa inteligente, sem saber administrar nossas emoções. A resiliência é um termo emprestado da mecânica e da física para significar nossa capacidade de sofrer impactos e não perder nossas qualidades essenciais, desempenho e ânimo.
Sem dúvidas, hoje em dia nesses tempos pós-pandêmicos que vivemos, é uma competência importantíssima.
Flexibilidade e Adaptabilidade
É a capacidade que temos de se adaptar aos novos cenários, desafios e aprendizados, estando abertos para o feedback, para a mudança e os imprevistos do mundo atual.
Podemos perceber em nós essa competência ao olhar para trás os desafios que já vivemos. E o nosso momento atual pede cada vez mais essa competência, pois vivemos num mundo volátil.
Deixo um link aqui sobre um artigo interessante sobre QA (Quoeficiente Adaptativo), com contribição da Sandra Betti.
Relacionamento interpessoal e empatia
A empatia está associada a uma competência maior que é o relacionamento interpessoal. O termo empatia foi popularizado pelo psicólogo Carl Rogers, sendo a nossa capacidade de tentar se colocar no lugar do outro e considerar a outra pessoa, permitindo que ela seja autêntica.
O relacionamento permeia o ambiente de trabalho e faz toda a diferença para a construção do clima organizacional.
Percepção e Julgamento
São competências que demonstram a capacidade de julgar situações, cenários e pessoas. A percepção é algo particular, mas podemos avaliar a capacidade crítica de uma pessoa, a sua visão macro, sua leitura sistêmica, sua capacidade de raciocínio lógico, entre outros aspectos.
Liderança e influência
Existe muita literatura em diversas correntes de pensamento sobre liderança. É um tema controverso, pois alguns dizem que ela é nata e outros defendem que pode ser aprendida.
Vou trazer aqui um viés sobre a atitude do líder que pode ser desenvolvida para pensar com “cabeça de dono”, assumir a responsabilidade, explorar o melhor das pessoas e saber ensinar/desenvolver os potenciais.
Planejamento Estratégico
Trata-se de uma competência ampla e que envolve ter capacidade de organização de tarefas, gestão do tempo, utilização de controles e ferramentas, entre outros recursos.
Tenho a certeza de que nas empresas é importante fazer e atingir resultados, porém o planejamento é uma fase importante para o sucesso nos negócios e para a vida.
Iniciativa e Proatividade
Essas competências estão dentro de um conceito maior que chamo de empreendedorismo.
Mas, podemos identificar esses atributos em pessoas que tomam iniciativas para resolver problemas, que se antecipam às situações na busca de soluções, que colocam energia para realizar as coisas, que mobilizam os esforços coletivos para dar certo.
Ou seja, pessoas que tem capacidade de realização.
Avalie em que medida você tem essas caraterísticas e procure desenvolver aquilo que precisam na prática. Na T.EX, buscamos desenvolver também as softskills dos nossos alunos.
Bem pessoal, é isso! Continuem acompanhando nossos artigos! Também não deixe de seguir nossa página no LinkedIn.
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