Pesquisa Stack Overflow 2022

Pesquisa Stack Overflow 2022

Pesquisa Stack Overflow 2022

Insights

Há mais de uma década, a Stack Overflow Annual Developer Survey é a maior pesquisa sobre desenvolvedores do mundo, refletindo o público da América do Norte e da Europa.

Mas nós aqui no Brasil podemos aprender e avaliar muitas informações legais sobre as linguagens, ferramentas e atividades que estão influenciando nossas práticas de desenvolvimento de software atualmente a partir dessa pesquisa de 2022.

Esses dados são interessantes para quem está iniciando na área, pois é possível saber quais são as tecnologias e ferramentas mais usadas para focar no que será relevante em suas carreiras. Quem quiser acompanhar a pesquisa na íntegra, basta acompanhar aqui o link.

Esperamos que esse artigo te ajude a lapidar seu perfil para que você possa incluir várias skills importantes no seu CV.

O que é a Stack Overflow Survey 2022?

Todo ano a Stack Overflow conduz uma pesquisa para entender o perfil e as preferências de profissionais de desenvolvimento em nível global. A Stack Overflow Developer Survey é realizada desde 2011 e você pode acessar as edições anteriores. 

Nesse ano de 2022, a Stack Overflow Survey recebeu mais de 70 mil respostas de 180 países. O Brasil continua dentro dos 10 países mais representados, em sétima posição com 2109 respostas, correspondendo a 2,94% do total (era 2.7% em 2021).

Os resultados da Stack Overflow 2022

É interessante observar alguns resultados do Stack Overflow Survey 2022, pesquisa realizada com devs sobre suas preferências, para descobrir o que está em alta quando o tema é desenvolvimento e perfil de devs. Assim podemos entender se você está alinhado com as tendências do mercado, principalmente num mercado pós-pandemia, em termos de comportamentos (soft skills) e ferramentas.

Educação e perfil

No ano passado, 60%  responderam que tinham aprendido a codificar a partir de recursos on-line. Neste ano, esse valor aumentou para 70%! Enquanto devs mais jovens estão aprendendo online, as pessoas acima de 45 anos estão mais propensas aos métodos tradicionais.

Outro dado relevante também é que 88% de devs profissionais codificam fora do trabalho, com 73% programando como hobby e 26% para projetos Open Source.

Tecnologias populares e remuneração

Em 2021, o Git foi uma ferramenta fundamental para um desenvolvedor e agora em 2022, também surgiu o Docker como mais uma ferramenta essencial para devs profissionais, aumentando de 55% para 69% de preferência.

As pessoas que aprendem a codificar são mais propensas a usar ferramentas 3D do que profissionais: Unity 3D (23% vs 8%) e Unreal Engine (9% vs 3%).

Outros dados interessantes mostram que o Clojure continua sendo a linguagem mais bem paga. Enquanto profissionais usando a ferramenta Chef recebem maiores salários, inclusive ela também é a ferramenta mais temida entre devs.

As habilidades de Big Data e Streaming de dados são bem remuneradas para profissionais usando Apache Spark, Apache Kafka e Hadoop, as três principais estruturas e bibliotecas.

Além disso, devs que têm experiência com Colocation recebem mais do que pessoas equivalentes somente em Nuvem.

Tecnologias Preferidas

Entre as favoritas, a Rust está em seu sétimo ano como a linguagem mais amada, com 87% afirmando que querem continuar usando. O Rust está empatado com o Python como a tecnologia mais procurada, com o TypeScript sendo executado em segundo lugar e Go em terceiro lugar.

Docker e Kubernetes estão em primeiro e segundo lugar como as ferramentas mais amadas e desejadas. O desejo de começar a usar a ferramenta Docker aumentou de 30% para 37% este ano.

Forma de Contratação

Com relação as formas de contratação desses profissionais, 80% das pessoas estão empregadas em tempo integral. Por outro lado, desenvolvedores freelancers ou autônomos cresceram no último ano de 11,2% para 16,6%.

Esse fator pode ser um reflexo do trabalho remoto e da procura de talentos em outros países que constumam seguir o regime PJ.

Falando sobre trabalho remoto, 85% das pessoas que responderam a pesquisa dizem que suas organizações são pelo menos parcialmente remotas.

As organizações menores são mais propensas a serem presenciais, com 20% das organizações (2 a 19 fucionários). Já as maiores (mais de 10 mil pessoas), são híbridas.

Tempo gasto

62% de todas as pessoas entrevistadas gastam mais de 30 minutos por dia procurando respostas ou soluções para problemas. 25% gastam mais de uma hora por dia.

Trouxemos aqui para vocês alguns insights sobre a pesquisa do Stack Overflow 2022, mas certamente podemos extrair várias outras análises.

Nós da T.EX esperamos que você possa aproveitar nossos cursos, começando já a investir no mercado de tecnologia. Além de ter a chance de aprender sobre as várias possibilidades de carreira, por meio do nosso Intensivo de Carreira Tech, você pode ganhar uma ótima bagagem com nosso curso de Full Stack JavaScript Developer. (Acesse aqui nossos artigos sobre o Conceito de Full Stack e sobre JavaScript).

Aqui na T.EX  investimos sempre na educação, a partir de pesquisas atualizadas para você estar sempre alinhado ao mercado de trabalho. Vem com a gente, pois aqui você aprende, faz e acontece! Continuem acompanhando nossos artigos! 
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também...

Bootcamp FullStack Java Developer 08/2023

Bootcamp FullStack Javascript Developer 08/2023