O mercado de Tecnologia na Pós-Pandemia

O mercado de Tecnologia na Pós-Pandemia

Acompanhem nosso artigo sobre o mercado de tecnologia na pós-pandemia e como explorar bem as oportunidades do mercado ao seu favor.

Um novo estilo de vida e trabalho

Há uma diferença perceptível entre o tempo cronológico (Cronus) versus o tempo psicológico (Kairós) percebidos pelas pessoas nesse atual estágio da humanidade. A era digital é marcada por adventos que aceleram o tempo. Ao longo da história, as revoluções impulsionaram a humanidade, seja quanto ao marco industrial, elétrico ou digital. Entretanto, o momento atual pós-pandêmico aponta na direção das organizações exponenciais, ou seja, tecnologias que se conversam e áreas que se complementam. As mudanças se tornam céleres, vertiginosas e abrangentes.

Neste ambiente acelerado surge uma nova revolução, onde há a nítida convergência entre as tecnologias que surgem. Quando nos lembramos de painéis futuristas imaginados antigamente em filmes e livros, temos a sensação que tais sonhos estão se concretizando hoje em dia. Todas essas facilidades tecnológicas, aliadas aos avanços científicos, garantem uma maior longevidade, mas precisamos buscar também nosso bem-estar.

Na nova cultura que se instala endemicamente e na iminência da chamada 4ª revolução industrial, os aplicativos agilizam processos e criam oportunidades num cenário onde o desemprego chega a níveis alarmantes. Então, podemos perceber o desuso do termo Empregabilidade, que cede espaço ao conceito de Trabalhabilidade, em que as pessoas devem “vender seu valor” e “cavar oportunidades”.

Enquanto as mídias, muitas vezes, alardeiam as crises e calamidades de toda a sorte, surge um otimismo que é fruto das inovações. Vivemos cada vez mais conectados, numa esfera virtual, porém tangível. As verdadeiras oportunidades nascem das ideias, seja ao encontrar nichos específicos, seja atendendo novas demandas, explorando a criatividade.

Tendo em vista que estamos nos tornando mais pragmáticos e seletivos, podemos escolher conexões reais e ter interesse por relações genuínas e gratificantes. O meio em que navegamos é digital, porém somos usuários de seus benefícios reais.

As redes sociais aglutinam pessoas e os grupos ganham força, porém decidimos ser protagonistas ou seguidores. Certamente, ainda estamos engatinhando rumo ao mundo digital. Num cenário onde os erros são instantaneamente postos sob o holofote das massas, não devemos esquecer dos nossos possíveis aprendizados. O saber cede espaço para vários outros saberes que formam uma unidade (Gestalt).

A Transformação Digital acelerada por causa da pandêmia

Segundo pesquisa de maio de 2022 realizada pela FGVCia – EAESP (links da pesquisa), o avanço no investimento das empresas em tecnologias da informação (TI) no Brasil foi notório em 2021. Foi considerado como uma antecipação de 4 anos no nosso processo de Transformação Digital.

Além disso, superamos a marca de 447 milhões de dispositivos digitais em uso no país (o dobro da nossa população), sendo 242 milhões de smartphones, principalmente, utilizados para transações bancárias, compras e redes sociais.

Em 2023, já se estima que tenhamos um computador por habitante, considerando o crescimento de vendas em 2021 (27%) e agora em 2022.

O coordenador desse estudo, Fernando Meirelles, aponta que as formas de trabalho e estudo híbridas e/ou totalmente digitais continuarão a aumentar em 2022 (perto de 10%).

Isso tudo devido às transformações que vivemos nesses últimos anos pandêmicos. Por isso, precisamos achar soluções que integrem e potencializem as capacidades humanas com as digitais.

Os gastos com TI nas empresas em 2021 e 2022 também foram notáveis (8,7% da receita) e continuam expandindo.

Outro tema que surgiu nessa 33ª edição da pesquisa foram os projetos prioritários de TI como instrumento para apoio e implementação de ESG – Environment, Social and Governance.

T.EX

O futuro do mercado de TI

Por conta disso tudo, cresceu a dificuldade na busca e na retenção de talentos de TI, a oferta de mão de obra nessa área está cada vez mais defasada em nível nacional e mundial. Então, é o papel da sociedade, das empresas e dos governos investirem em tecnologias e no ensino dessa skill fundamental para os dias atuais.

 

Nós da T.EX  sempre apostamos e acreditamos nesses dois caminhos (a tecnologia e a educação). Vem com a gente, pois aqui você aprende, faz e acontece! Continuem acompanhando nossos artigos! 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia também...

Bootcamp FullStack Java Developer 08/2023

Bootcamp FullStack Javascript Developer 08/2023