É muito comum, mesmo no universo da programação, as pessoas confundirem os dois conceitos. Inclusive há uma tendência em chamar o “JavaScript” de “Java” pela força do hábito que nós temos em abreviar nomes e palavras.
Contudo, isto pode ser algo perigoso, pois embora ambas sejam usadas para criar aplicações robustas e eficazes, elas são linguagens completamente diferentes.
Conhecer estas diferenças é algo essencial para qualquer pessoa que esteja de alguma forma ligada à área de Desenvolvimento de Software. Então vamos ver quais são essas diferenças.
É uma linguagem de programação orientada a objetos criada por James Gosling e sua equipe, em meados dos anos 90, na empresa Sun Microsystems. Em 2008, o Java foi adquirido pela Oracle Corporation. Considerada uma das linguagens mais usadas do planeta, ocupou por muitos anos o primeiro lugar no ranking do Tiobe. Graças à sua flexibilidade, é possível usá-la para desenvolver aplicações para web, desktop, smartphones, televisão digital, sistemas de gerenciamento de veículos etc.
Linguagem criada por Brendan Eich da Netscape em 1995, seu primeiro nome foi Mocha, em seguida passou a ser LiveScript e depois teve seu nome trocado para JavaScript por influência da SUN Microsystems (que na ocasião tinha várias parcerias com a Netscape). Em 1996 a Microsoft criou a JScript, uma linguagem idêntica para ser usada no Internet Explorer 3. A partir disso, a Netscape decidiu normatizar a sua linguagem através da organização ECMA International, companhia especializada em padrões e normativas.
Como o nome já era patenteado pela Sun Microsystems, não pôde mais ser usado pela Netscape. Assim, o nome oficial passou a ser ECMAScript. Porém, a linguagem continua sendo conhecida como JavaScript e, o nome oficial ECMAScript, só é usado para se referir às versões da linguagem. Em conjunto com HTML e CSS, compõem as três principais tecnologias da World Wide Web e oferecem a habilidade de executar um código direto no navegador, sem que ele seja compilado, tornando o trabalho dos desenvolvedores WEB mais flexível. Está presente na maioria das páginas que nós acessamos.
A escolha de qual linguagem de programação utilizar dependerá dos requisitos do projeto a ser desenvolvido. O Java, por exemplo, pode ser adaptado para quase todas as plataformas existentes. Contudo, embora seja considerada uma “linguagem simples” sua curva de aprendizagem não é considerada fácil.
JavaScript é muito usada em sistemas web, não havendo a necessidade de instalar uma solução separada, sendo que um navegador moderno e atualizado é o suficiente. Sua curva de aprendizagem é considerada relativamente fácil quando comparada à outras linguagens.
A escolha da linguagem para o desenvolvimento de um software é fundamental, devendo-se considerar, além do objetivo do projeto, o custo dos profissionais envolvidos, cuja habilidade em lidar com uma ou outra linguagem está diretamente relacionada à usabilidade da solução que se quer implementar.